Fiscalização em Bezerros resulta em multa

No último dia 19 de julho a equipe de fiscalização da regional Caruaru cumpriu ação de Fiscalização na BR 232, na altura do município de Bezerros. A ação aconteceu atendendo a denúncia encaminhada pela Gerência Estadual de Inspeção Vegetal -GEIV/Adagro. Na ocasião foi observado a aplicação de agrotóxicos à beira da via pública, nas margens da rodovia e que se tratava de um herbicida de marca comercial Nufosate, que causa danos e prejuízos à saúde se não for usado da maneira correta.
De imediato a equipe suspendeu a aplicação com o agravante do aplicador não ter capacitação e nem estar utilizado nenhum equipamento de proteção individual, fato exigido pela Adagro e pela legislação federal. O supervisor da aplicação foi intimado a comparecer a Adagro no dia seguinte, onde foram lavrados 4 autos de infração sendo eles: aplicação de agrotóxicos sem EPI (Dec. Estadual 31246/07), aplicação de Agrotóxicos em área urbana ( Lei federal de agrotóxicos 7802/89, norma técnica Anvisa e Mapa), crime ambiental (Da poluição, colocar em risco a saúde humana, lei 9605/1998), realizar capina química sem registro na Adagro e sem apresentar plano de capinação ao órgão.
Além disso, foram apreendidos 80 litros de agrotóxicos. A empresa foi notificada para apresentar nota fiscal e receituário agronômico do herbicida Nufosate além de ser obrigada a devolver 3 embalagens (20 litros) vazias de agrotóxicos à Arpan de Carpina, devendo também apresentar os comprovantes de devolução a Adagro. A capina química em áreas urbanas é proibida no estado de Pernambuco e para aplicação é necessária a autorização da Adagro. Para tirar qualquer dúvidas entrar em contato com a Gerência Estadual de Inspeção Vegetal - GEIV pelo tel: 81 - 31814518.