° C

AGÊNCIA DE DEFESA E FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Notícias

Adagro realiza treinamento sobre o Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA em Arcoverde

 
Foto_1_Moshe.jpeg   Foto_2_MAPA_PMA.jpeg


Capacitação teórico-prática voltada para a equipe da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária prevista no Plano de Contingência para Influenza Aviária (IA) de PE segue até 26/09, com a participação de auditores fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) promove o treinamento sobre o Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) para gestores e fiscais estaduais que atuam nas 11 gerências regionais da Agência no estado. A capacitação voltada para a equipe de defesa sanitária acontece de 22 a 26/09, na cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, e tem como objetivo preparar as equipes técnicas para atuarem na prevenção e no rápido atendimento a emergências zoossanitárias como a influenza aviária, em caso de ocorrência da doença em Pernambuco. Participam como convidados representantes dos órgãos de defesa agropecuária da Bahia (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - Adab) e da Paraíba (Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca - SEDAP).

A cerimônia de abertura, dia 22/09, contou com a participação do diretor-presidente da Adagro, Moshe Dayan Fernandes, do secretário de Agricultura de Arcoverde, Napoleão Brito, da diretora de Defesa e Inspeção Animal da Agência, Samy Bianchini, além dos representantes do MAPA, Marta Souto Maior, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de Pernambuco – SISA - SFA/PE, e de Welciton Alves, auditor fiscal federal do SISA - SFA/Tocantins.

Para o diretor-presidente da Adagro, “a dimensão da defesa sanitária é enorme, por isto vamos garantir cada vez mais capacitações para a nossa equipe técnica, de forma a garantir conhecimento e expertise necessários para que cada fiscal da Adagro se torne uma referência no setor onde atua”, assegurou Moshe Dayan Fernandes.

Já Marta Souto Maior, chefe do SISA - SFA/PE, destacou a importância do papel da Adagro como órgão executor dos programas de sanidade animal coordenados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária: “Neste caso específico da sanidade avícola é de extrema importância que tenhamos as equipes preparadas e prontas para atender e conter doenças emergenciais”.

  Foto_3_Wwlciton.jpeg     _foto_6.jpeg

 

_foto_5.jpeg   Foto_4_Marcella.jpeg

Ainda na programação da segunda-feira (22), houve palestras de Welciton Alves, auditor fiscal federal da SISA - SFA/Tocantins: “PNSA e Situação na UFs” e “Biossegurança no Atendimento a Doenças Emergenciais”; de Marcella Figueiredo, gerente do trânsito agropecuário da Adagro, sobre “Trânsito de Cama de Aviário”, além de Wanessa Noadya, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Arvícola, que abordou o tema “Biosseguridade em Estabelecimentos Comerciais - Prevenção da Infleunza Aviária – IA e Doença de Newcastle – DNC”.

Ações práticas – Na terça-feira (23), fiscais estaduais agropecuários e convidados de outros estados realizaram procedimentos práticos com a orientação do médico veterinário e auditor do MAPA, Welciton Alves (SFA-TO), especialista em epidemiologia e defesa sanitária animal. Foram abordadas técnicas de colheita de material para detecção de influenza aviária, necropsia e oficina de biosseguridade para o atendimento a casos suspeitos de doenças emergenciais, coordenada pela gerente de defesa animal da Adagro, Isabelle Valente. As ações foram realizadas na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, localizada na BR 232, Km 253/Arcoverde, com o apoio da gerência regional da Adagro Sanharó.

foto_8.jpeg    foto_7.jpeg  


Também estão previstas durante o treinamento, a apresentação da legislação da Adagro (Portaria nº 026/2025) que regulariza os empreendimentos avícolas de pequena escala no estado; educação sanitária no campo, com a gerente de educação sanitária da Adagro, Kalina Monteiro; compostagem de resíduos avícolas, com o engenheiro agrônomo e fiscal da Agência, Emanuel Almeida, além da apresentação do Plano Operacional Estadual de Emergências Zoossanitárias, entre outros temas.

Flávia Cavalcanti – Assessora de Comunicação – Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro)