° C

AGÊNCIA DE DEFESA E FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Notícias

Parceria entre Adagro e Ceasa assegura qualidade dos produtos comercializados no Centro de Abastecimento

 
CEASA.jpeg

Todos os meses são fiscalizadas cerca de 100 Permissões de Trânsito de Vegetais, totalizando em média 1.100 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros

O Posto de Fiscalização Agropecuária da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro implantado no Ceasa garante aos permissionários que vendem seus produtos, e consequentemente aos consumidores, a qualidade dos produtos de origem vegetal que chegam às mesas do pernambucano.  Três assistentes de Defesa Agropecuária da Agência fazem o monitoramento das principais culturas vegetais que chegam ao Centro de Abastecimento para revenda. Por mês, são fiscalizadas mais de 100 Permissões de Trânsito de Vegetais (PTV), totalizando em média 1.100 toneladas de produtos como pimentão, couve-flor, tomate, repolho, alface, acelga, além de frutas como morango, uva, banana, além dos citros (laranja, tangerina, limão e lima-ácida).

“O principal objetivo do controle de trânsito vegetal aqui no Ceasa é impedir a entrada de veículos com cargas sem a documentação de trânsito (PTV), para prevenir a disseminação de pragas e doenças, tais como: Sigatoka-negra, Cancro-cítrico, Cancro bacteriano da Videira, que podem causar danos econômicos ao sistema de produção estadual, acarretando prejuízos econômicos, com possibilidade de aumentar os preços dos produtos comercializados no Ceasa, além de disseminar doenças e pragas no estado”, explicou a equipe de assistentes de defesa agropecuária da Adagro que atua no posto.

Já com relação ao controle do uso de agrotóxico, é feito um trabalho de educação sanitária nos galpões, com orientação sobre a proibição do uso Etefon – produto utilizado para a aceleração do amadurecimento de frutos (bananas). A equipe também auxilia nas coletas de amostras para análise de agrotóxicos pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), atestando se os níveis são satisfatórios para o consumo humano. Os produtos cujos resultados são satisfatórios são entregues aos permissionários, já os resultados em desconformidade com relação à legislação agropecuária são encaminhados em formato de relatório ao Ministério Público do Estado de Pernambuco – MPPE (CAO Consumidor), para apuração das responsabilidades. Também pode haver impedimento da entrada desses produtos no Ceasa, no caso de identificação de uso de princípios ativos não recomendados para a cultura, ou acima do Limite Máximo Permitido (LMR).

O diretor-presidente da Adagro, Moshe Dayan Fernandes, salienta que a parceria entre a Agência e o Centro de Abastecimento qualifica significativamente o resultado do que chega ao consumidor. “E, à medida que o controle sanitário preza pela qualidade e segurança dos alimentos ofertados, também teremos valor agregado, porque há credibilidade do produto que chega ao cliente final”, pontuou o diretor-presidente da Agência.  

“O controle do uso de agrotóxicos é cuidado com a vida. Estamos garantindo em parceria com a Adagro que alimentos mais saudáveis para a sociedade pernambucana, protegendo os trabalhadores do campo e ajudando a preservar o meio ambiente. Sem controle, o que chega à mesa pernambucana poderia trazer riscos sérios à saúde. Cuidar hoje é colher um amanhã mais seguro e sustentável. O Ceasa Pernambuco está totalmente sintonizado com o futuro”, disse o presidente do Ceasa, Bruno Rodrigues, ao falar da parceria com a Adagro.

A equipe se divide numa rotina de abordagem dos caminhões na entrada principal, levando a importância da rastreabilidade na prevenção das principais pragas quarentenárias e na realização de um trabalho de educação sanitária diretamente nos galpões, com os permissionários. “É um trabalho conjunto com responsabilidades definidas em Termo de Cooperação que garantem a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final”, ressaltou Jurandir Barbosa, superintendente de Defesa e Inspeção Vegetal da Adagro. Também é realizado atendimento aos permissionários que procuram o posto para tirar dúvidas e obter informações, com a participação dos assistentes agropecuários Alicia Michelon, Gorete Ferreira e Jornandes Ferreira.

Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco - Adagro