° C

AGÊNCIA DE DEFESA E FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Sanidade Animal

Programa Estadual de Sanidade Avícola

Sanidade Animal

Programa Estadual de Sanidade Avícola

O Programa Estadual de Sanidade Avícola estabelece as normas e ações que regulamentam a produção avícola e visam salvaguardar o plantel do Estado. Temos como objetivos básicos o atendimento a notificações, o saneamento e erradicação de focos das doenças de controle oficial, o registro de estabelecimentos avícolas comerciais, a realização de inquéritos soroepidemiológicos em sitio de aves migratórias e seus monitoramentos e o controle e fiscalização do trânsito.

As principais doenças aviárias são:
Doença de NewCastle, Influenza Aviária, Salmoneloses e Micoplasmoses.

Doença de New Castle

É uma doença infecciosa das aves, altamente contagiosa, também causada por vírus que pode acometer tanto aves domésticas quanto aves migratórias, ornamentais dentre outras. No homem, pode causar conjuntivite.

Inluenza Aviária

A Influenza Aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença causada por vírus que pode afetar aves domesticas, aves migratórias, aves ornamentais, mamíferos aquático e terrestres, inclusive, o homem. É muito contagiosa entre as aves.

TRANSMISSÃO: Ambas as doenças são transmitidas pelas secreções dos olhos, oral e nasal das aves, pelas fezes, por materiais e equipamentos contaminados.

PREVENÇÃO E CONTROLE:
Doença de Newcastle: vacinação;
Influenza aviária: a doença não existe no Brasil e também não existe vacina.

Outras medidas importantes de prevenção e controle dessas enfermidades:

Evitar presença de visitantes e transito de pessoas estranhas ao trabalho, usar compostagem, desinfetar equipamentos e utensílios, telar aviários com telas de malha de 2,54 x 2,54cm , cercar aviários com distância mínima de 5m (cinco metros) e altura de no mínimo 1m (01 metro), estacionar veículos fora da granja, ter livro de visitas, desinfetar veículos que tenham acesso às granjas, fazer vazio sanitário para nova ocupação dos galpões, bem como outras medidas indicadas nas legislações federais e estaduais.