° C

AGÊNCIA DE DEFESA E FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Sanidade Animal

Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos

Sanidade Animal

Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos

As atividades voltadas para sanidade de animais aquáticos visam fortalecer a produção aquícola, ofertar produtos seguros e ampliar a participação desse setor nos mercados consumidores.

A aquicultura é o segmento responsável pelo aumento da oferta mundial do pescado e tem um alto potencial para produção de proteína animal no Brasil, visto que possui um litoral de mais de 8 mil quilômetros e 12% de água doce disponível no planeta. O peixe fornece benefícios para saúde, pois é uma importante fonte de proteína facilmente digerível e de alta qualidade.

Uma das maiores dificuldades no desenvolvimento da aquicultura nacional são os problemas sanitários, uma vez que, o surgimento de enfermidades nos cultivos pode provocar mortalidade, queda no rendimento da produção e lesões nas carcaças inviabilizando a sua comercialização.

A movimentação de animais aquáticos sem o cumprimento das regras de sanidade animal pode disseminar doenças entre países, estados ou regiões, por isso é obrigatória a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para o transporte destes animais, é o documento que possibilita a rastreabilidade dos animais caso ocorra algum problema sanitário no estabelecimento de origem.

O PESAA tem a finalidade de definir e executar as ações que visam à prevenção, controle e erradicação de doenças na aquicultura, contribuindo para o aumento da produtividade e garantindo a inocuidade da matéria-prima oriundas destes cultivos.

Em Pernambuco destacam-se criações de tilápia-do-nilo, carpa, tambaqui, peixes ornamentais, camarão marinho (Litopenaeus vanamei), camarão de água doce (Macrobrachium rosenbergii), rã.

 

Formulário de Cadastro Aquicultura

Guia notificação ao SVO de doenças de animais aquáticos

Manual ficha de cadastro aquicultura

Manual orientado ao OESA - Aquicultura com sanidade

Manual orientado aos produtores - Aquicultura com sanidade

Nota técnica