Notificação de doenças
Importância da notificação de algumas doenças animais
A notificação imediata à ADAGRO de ocorrências de determinadas doenças animais é de fundamental importância para a saúde pública e proteção da pecuária nacional e de Pernambuco. Muitas doenças podem causar sérios impactos na produção animal e na saúde humana, e o diagnóstico rápido e a pronta reação são essenciais para impedir a disseminação e permitir seu controle ou erradicação.
O Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias – SISBRAVET é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA específica para a detecção e pronta reação direcionadas às ocorrências de doenças nos animais.
O que notificar
- A lista de doenças de notificação obrigatória ao Serviço veterinário Oficial é estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, através da Instrução Normativa 50/2013, disponível no link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/arquivos-das-publicacoes-de-saude-animal/IN502013.pdf
- Ocorrências de sinais clínicos de causa desconhecida ou mortalidade alta ou inesperada também devem ser notificadas imediatamente.
- Em caso de dúvida, entre em contato com a unidade mais próxima da ADAGRO ou com a Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (SFA-PE/MAPA).
Como notificar
A notificação é um serviço gratuito e poderá ser realizada diretamente no site SISBRAVET, clicando no link abaixo:
https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormularioInternet.action
Neste link, qualquer cidadão irá acessar e realizar a notificação. A notificação será imediatamente encaminhada ao responsável do Serviço Veterinário da ADAGRO no município de localização da suspeita ou doença registrada. Para isso, é importante que a localização do estabelecimento onde se encontram os animais envolvidos na notificação seja a mais precisa possível para possibilitar a investigação. Para notificação de doenças com resultado de diagnóstico já existente, é necessário anexar o laudo laboratorial.
A notificação também poderá ser realizada pessoalmente ou por meio da Ouvidoria da Adagro: 0800 081 1020 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (com identificação ou não do usuário).