° C

GTA

Sanidade Animal

GTA

O movimento de entrada ou saída de animais de uma propriedade para outra, entre estados ou países é chamado de trânsito animal. E este trânsito, na maioria das vezes é o responsável pela entrada de doenças nos rebanhos pernambucanos. Todas as espécies de animais vivos como: bovinos, ovinos, suínos, caprinos, aves de corte e postura, animais aquáticos, equinos e outros, obrigatoriamente só deverão ser transportados com a documentação sanitária, que é a Guia de Trânsito Animal (GTA).

A GTA é um documento obrigatório, como determina a lei Nº 12.228 de 21 de junho de 2002, através da qual é possível realizar o controle do trânsito de animais e conhecer sua origem e destino (rastreabilidade).

Objetivo da GTA

- Controlar o trânsito de animais;
- Rastrear animais;
- Só permitir o trânsito de animais sadios, evitando a disseminação de doenças;
- Atualizar o cadastro do produtor;
- Verificar o cumprimento das exigências sanitárias, como: exames e vacinações.

Como adquirir

Os produtores devem se encaminhar aos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro ou aos escritórios das prefeituras municipais cadastrados pela Adagro com o número do seu CPF.

Atenção: Só pode retirar a GTA criadores já cadastrados na Adagro.

Quem capacita o emissor da GTA

A Adagro capacita médicos veterinários, engenheiros agrônomos, auxiliares de defesa agropecuária, técnicos agrícolas e funcionários das prefeituras, conforme as exigências dos programas sanitários e manuais de emissão de GTA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.